terça-feira, 1 de outubro de 2013

Em defesa da lei 12.244/10 e Aniversário da Campanha Eu Quero Minha Biblioteca


No mês passado o Instituto Ecofuturo comemorou o aniversário de um ano da campanha "Eu Quero Minha Biblioteca", pela efetividade da lei 12.244/10, que dispõe sobre a universalização de bibliotecas em todas as unidades de ensino até 2020. Passaram 12 meses de articulações e parcerias com o objetivo de oferecer o acesso aos livros e conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da biblioteca para a formação de um indivíduo.

Eu, que sou bibliotecária de uma biblioteca escolar, defendo a efetividade da lei e ressalto a importância da contratação de bibliotecários para gerir esse ambiente tão importante para o processo educacional. O bibliotecário é o profissional capacitado em tratar, disponibilizar e mediar os diversos suportes informacionais existentes na biblioteca. Deste modo, participo da campanha e sempre que tenho oportunidade divulgo para professores, alunos de biblioteconomia e também no meu blog!



Ganhei a camiseta da campanha EU QUERO MINHA BIBLIOTECA através de um concurso cultural promovido pelo Instituto Ecofuturo na página do facebook.

 Destaco algumas citações para ressaltar a importância da biblioteca escolar na formação do aluno:

“A biblioteca escolar é uma necessidade, pois não constitui uma entidade independente, mas um complemento da escola. Se a escola inicia o aluno na instrução, a biblioteca a completa”.  (PRADO, 2003, p. 9) Desta maneira, a biblioteca escolar contribui no processo de ensino-aprendizagem do corpo discente.

Segundo Lanzi e Ferneda (2001, p. 1058) a biblioteca escolar “pode e deve ser um elo entre o aluno e o que ele deve saber e conhecer para o seu processo de aprendizado”. Sendo assim, a biblioteca deve adotar um perfil cultural para atender as demandas dos usuários, principalmente quando o objetivo é formar leitores.


Campello (2005, p.17) comenta sobre a relação da biblioteca com os parâmetros curriculares nacionais e observa que “os PCN reconhecem que a biblioteca é fundamental para o desenvolvimento de um programa de leitura eficiente, que forme leitores competentes e não leitores que leiam apenas esporadicamente.”


Que esta campanha cresça cada vez mais, mobilizando pessoas que defendem a importância de bibliotecas escolares com bibliotecário para a melhoria da educação no Brasil! 




Referências:
CAMPELLO, Bernadete. A função educativa da biblioteca escolar no Brasil: perspectivas para seu aperfeiçoamento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003. CD-ROM. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2011.

LANZI, Lucirene Catini ; FERNEDA, Edberto. As tecnologias de informação e comunicação como facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem em uma biblioteca escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., Brasília. Anais... Brasília, DF : UNB, 2011.

PRADO, Heloísa de Almeida. Organização e administração de bibliotecas. 2. ed. rev. São Paulo: T. A. Queiroz, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário