sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A Educação Ambiental na Biblioteca Escolar

A biblioteca escolar é um espaço indispensável para o processo educacional, pois permite a transmissão e produção do conhecimento. Possui em sua essência a função de educar, ou seja, formar o aluno intelectualmente, socialmente e culturalmente através dos seus serviços e produtos. Neste sentido, a biblioteca deve se preocupar em atender a demanda informacional sobre a educação ambiental. Percebe-se que a necessidade de conscientizar os alunos a terem atitudes para a preservação do meio ambiente e as práticas sustentáveis devem ser incorporadas nos projetos da biblioteca.

Deste modo, destaca-se o projeto Valentin, o menino verde que realizou várias atividades educativas na biblioteca do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp) e também na Escola Municipal Shakespeare (por meio de um projeto de extensão que existe na biblioteca do CAp em parceria com a referida Escola). As atividades realizadas foram: oficina de pintura com tintas naturais, produção do boneco Valentin com materiais recicláveis. 

Este projeto, criado pela empresa Spasophia Cultura e Arte localizada em Angra dos Reis (RJ), tem como objetivo "sensibilizar as crianças e jovens para que adotem atitudes corretas em relação às questões do meio ambiente,da sustentabilidade e uma vida mais saudável". (https://www.facebook.com/valentinomeninoverde)















Um comentário:

  1. Ótimo projeto.
    Aproveito e venho te convidar para participar do sorteio no meu blog.
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/2013/10/mensagem-um-bom-professor-um-bom-comeco.html

    ResponderExcluir