segunda-feira, 22 de julho de 2013

A importância do diário para a escrita + Livros de literatura infanto-juvenil sobre diário

No programa ABZ do Ziraldo, do dia 23 de junho, Ziraldo falou sobre a importância da criança desenvolver e melhorar a escrita através do uso do diário. Lembro, quando criança, eu tinha um diário para cada ano, onde escrevia tudo que acontecia no meu dia a dia, as brincadeiras com meus primos, escrevia poemas e desenhava entre as linhas escritas; tudo bem guardado com aquela pequena chave! Quando me tornei adolescente troquei o diário pelas agendas, mas o intuito da escrita não mudou, continuava escrevendo sobre o meu cotidiano, minhas histórias e meus sonhos...
O hábito da escrita contribui para a melhoria das produções textuais, pois amplia o vocabulário e a expressão criativa das crianças. Atualmente, o blog deu lugar ao diário impresso, apesar da mudança do suporte da escrita, o objetivo do uso não mudou. O blog possibilitou o acesso e a construção coletiva das informações disponibilizadas em uma página on-line.
A escrita é um importante instrumento social que registra a memória e a história da humanidade. Vamos começar a escrever?!



LIVROS RELACIONADOS AO TEMA DIÁRIO




















e muito mais...


2 comentários:

  1. Você poderia comentar sobre alguns desses livros é que eu adoro temas de diário já li diário de um banana e de uma garota nada popular qual desses você me indicaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Indico Diário de Pilar, pois apresenta curiosidades dos lugares por onde Pilar viaja! Se você gosta das histórias em quadrinhos também sugiro o livro, Diário da Julieta, do autor Ziraldo, tem histórias divertidas.

      Excluir