quarta-feira, 15 de maio de 2019

Mediação da leitura na educação infantil

A leitura de colo cria vínculos afetivos entre mães e filhos. 


É um momento só nosso, tenro e  com sutilezas que só a leitura literária pode proporcionar em nossas vidas 😍 



Imagens do arquivo pessoal

 “O contato com a literatura desde cedo fica guardado na memória poética e marca o desenvolvimento da criança.” Yolanda Reyes

 Destaco algumas dicas para contar histórias com bebês e crianças:
1. É muito importante respeitar o tempo de escuta da história dos bebês e crianças.
2. Conheça previamente a história que irá contar! Assim, é mais fácil para dramatizar, brincar com as palavras e os sons, usar a entonação e os gestos nos momentos certos! Por exemplo,  Nicolas adora as repetições das palavras e as onomatopeias.  Não podemos  esquecer do ritmo das histórias, pois uma leitura monótona não cativa ninguém, muito menos os bebês e as crianças !
3. Improvise! Reconte o conto! Se tem muito texto, apresente parte da história, mostre as ilustrações e lembre de conversar com o seu bebê sobre a história.
4. Ensine o seu bebê a folhear as páginas, pode deixá-lo tocar, abraçar e até beijar o livro! É muito importante criar conexões entre você,  o bebê e o livro!
5. Para escolher a história é muito importante explorar os sentidos. Bebês gostam de livros com bichos, rimas,  narrativas com barulhos e com objetos do cotidiano. As crianças gostam de contos de fadas,  fábulas e parlendas.
6. Não importa se é literatura brasileira ou estrangeira.  É  indispensável que a história seja envolvente e repleta de significados para os bebês e crianças.  Nicolas gosta muito do livro "O ratinho,  o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado" de Andrey e Don Wood.   Percebi que os elementos da história e a minha interpretação foram cruciais para ser o seu livro preferido desde quando tinha meses de nascido!
7. Crie ritos! Escolha sempre um mesmo local para contar histórias ou um determinado momento do dia, cante canções e bata palmas. Eu sempre conto as histórias antes de Nicolas dormir e finalizo com palmas!

Mais informações sobre leitura com bebês? É só seguir meu Ig @lendocomnicolas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário