A leitura de colo cria vínculos afetivos entre mães e filhos.
É um momento só nosso, tenro e com sutilezas que só a leitura literária pode proporcionar em nossas vidas 😍
Imagens do arquivo pessoal
“O contato com a literatura desde cedo fica guardado na memória poética e marca o desenvolvimento da criança.” Yolanda Reyes
Destaco algumas dicas para contar histórias com bebês e crianças:
1. É muito importante respeitar o tempo de escuta da história dos bebês e crianças.
2. Conheça previamente a história que irá contar! Assim, é mais fácil para dramatizar, brincar com as palavras e os sons, usar a entonação e os gestos nos momentos certos! Por exemplo, Nicolas adora as repetições das palavras e as onomatopeias. Não podemos esquecer do ritmo das histórias, pois uma leitura monótona não cativa ninguém, muito menos os bebês e as crianças !
3. Improvise! Reconte o conto! Se tem muito texto, apresente parte da história, mostre as ilustrações e lembre de conversar com o seu bebê sobre a história.
4. Ensine o seu bebê a folhear as páginas, pode deixá-lo tocar, abraçar e até beijar o livro! É muito importante criar conexões entre você, o bebê e o livro!
5. Para escolher a história é muito importante explorar os sentidos. Bebês gostam de livros com bichos, rimas, narrativas com barulhos e com objetos do cotidiano. As crianças gostam de contos de fadas, fábulas e parlendas.
6. Não importa se é literatura brasileira ou estrangeira. É indispensável que a história seja envolvente e repleta de significados para os bebês e crianças. Nicolas gosta muito do livro "O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado" de Andrey e Don Wood. Percebi que os elementos da história e a minha interpretação foram cruciais para ser o seu livro preferido desde quando tinha meses de nascido!
7. Crie ritos! Escolha sempre um mesmo local para contar histórias ou um determinado momento do dia, cante canções e bata palmas. Eu sempre conto as histórias antes de Nicolas dormir e finalizo com palmas!
Mais informações sobre leitura com bebês? É só seguir meu Ig @lendocomnicolas