segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Sugestões de livros de literatura infantil e juvenil sobre imigrantes, guerra, diversidade cultural, ética, solidariedade e direitos humanos

Sugestões de livros de literatura para crianças, da editora Pulo do Gato, sobre temas que tem sido muito divulgado nas mídias. Com belas ilustrações e conteúdos que aumentam o conhecimento das crianças.
"Este comovente poema narrativo, do consagrado escritor alemão Bertolt Brecht, conta a história da árdua peregrinação de um grupo de crianças órfãs que foge dos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial e que, juntas, enfrentam toda a sorte de dificuldades em busca de um lugar seguro onde refugiar-se. Sem perder a esperança e a solidariedade, os pequenos peregrinos lutam contra a fome, o frio, a miséria e o desamparo".



"Azzi e seus pais correm perigo e precisam fugir às pressas, deixando para trás sua casa, seus parentes, seus amigos, seus trabalhos e sua cultura. Ao embarcarem rumo a um país desconhecido, levam, além da pouca bagagem, a esperança de uma vida mais segura. Azzi terá de enfrentar a saudade que sente da avó e muitos desafios: aprender outra língua, compartilhar a preocupação dos pais, adaptar-se à nova casa e cidade, frequentar a nova escola e fazer novas amizades".



"Kitoko foi adotado. Sua nova mãe está grávida e ele se pergunta se continuará a ser amado depois que sua irmãzinha nascer. Enquanto espera pela mãe, Kitoko adormece e sonha com a África, continente onde nasceu. Em sonhos, reencontra a irmã biológica, e relembra tudo o que aconteceu com sua primeira família... agora o futuro o espera, terá uma nova irmã a quem irá amar e construir uma nova história".



"Uma menina viaja com seu pai, mas não sabemos para onde vão. Durante a longa caminhada, ela vai contando os animais, as nuvens e as estrelas do céu. Também conta crianças e soldados. Às vezes, eles param em algum lugar, durante uns dias, pois o pai precisa ganhar dinheiro para prosseguirem. Na comovente história "Para onde vamos", dos mesmos autores de Eloísa e os bichos, uma pequena menina nos conta sua viagem, uma jornada que compartilha com milhares e milhares de crianças e famílias que atravessam a fronteira com os Estados Unidos, vindas do México e da América Central".


Nenhum comentário:

Postar um comentário