quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O atual mercado de trabalho para o bibliotecário

De guardião de livros à propagador da informação

Por Silvana Rosental
Num passado bem próximo, constavam apenas livros, revistas e periódicos físicos na maioria das bibliotecas, depois surgiram às novas mídias digitais (fitas, CD’s etc.), apareceu a internet, as redes sociais e os arquivos em nuvens. Mas como concatenar tanta informação? Essa é a grande dúvida da maioria das pessoas, mas quem sempre deve ter tal resposta, ou buscar em cursos de especialização, são os bibliotecários. Antigamente eram considerados guardiões e organizadores de obras, hoje têm como maior missão disseminar a informação a todos que dela necessitarem e, ainda, de forma organizada e pontual, pois a cada segundo, a geração e o consumo dos conteúdos, notícias e obras em geral, está cada vez mais, saindo de uma constante e ficando em ritmo acelerado.

Ser bibliotecário, como em todas as profissões atuais, tem angariado avanços e aperfeiçoamentos, criando a necessidade de constante atualização, não só no tocante à biblioteconomia, como no que concerne às novas tecnologias no mercado global. 

O profissional agora conversa virtualmente, disponibiliza documentos em formato eletrônico e gera a possibilidade dos mesmos serem acessados simultaneamente por inúmeros usuários, em qualquer lugar do mundo. 

O bibliotecário tem que estar preocupado com a comunidade em que a sua biblioteca está inserida e para qual destina seus serviços – segmentar para aquele núcleo, mas pensando em tudo ao seu redor, globalizando para chegar a um público geral e totalmente variado, a não ser que a sua biblioteca tenha um ideal restrito e segmentado dentro de um contexto, mas sempre é bom ampliar horizontes e dar possibilidades, conversar com seu gestor, ou diretor da empresa em que trabalha e mostrar o quanto é essencial ter uma biblioteca completa e variada, impulsionando sempre a disseminar informações e edificar o conteúdo do seu público, de maneira prática e assertiva. Afinal, acertar é o intuito de todos e, oferecer ótimos serviços e a satisfação do seu público é o seu objetivo. Pense nisso, trace um plano e concretize as suas ótimas ideias. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário