sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Contação de História com Kamishibai em Angra dos Reis, bairro Areal, no projeto Cultura Itinerante da CULTUAR


A boneca de pano contadora de história

No dia 05/12, adorei contar história para a criançada do Areal em Angra dos Reis através do projeto Cultura Itinerante da Cultuar. Foi muito bom apresentar para as crianças um instrumento para contar história criado em um país muito distante e com uma cultura muito diferente da nossa. Você sabe qual é?

Perguntei para a criançada se elas sabiam o que era isso: "Pode ser uma televisão de mentirinha ou uma janelinha... ou o Kamishibai... que nome estranho!"

"Kamishibai é um instrumento para contar maravilhosas histórias. Foi criado há muito tempo em um país muito distante... o Japão. Inicialmente usado por vendedores de doce que chegavam nas vilas com o kamishibai colocado em uma bicicleta, e chamavam as crianças através de um instrumento de som feito com dois pedaços de madeiras e assim contavam histórias utilizando o Kamishibai, conhecido como o "teatro em papel".

Quem fez o kamishibai, foi o artista plástico Gustavo Valdez, meu esposo, que me acompanha e também adora contar histórias...

Existe vários modelos de Kamishibai, cada um tão bonito!!!! Vou querer que ele faça todos!!!! ops, é muito exagero, né!!!

História: O gato vaidoso




História: O canguru que saltava para trás


Nenhum comentário:

Postar um comentário