quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Prêmio Jabuti 2013: os vencedores da literatura infantil e juvenil

O que é o prêmio Jabuti?

" Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: o Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. O Jabuti 2012 contempla 29 categorias. Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem milhares de obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela proporciona. Receber o Jabuti é um desejo acalentado por todos aqueles que têm o livro como seu ideal de vida. É uma distinção que dá ao seu ganhador muito mais do que uma recompensa financeira. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira, significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional." (http://www.premiojabuti.com.br/content/o-jabuti-apresenta%C3%A7%C3%A3o


INFANTIL:

1º - ELA TEM OLHOS DE CÉU - SOCORRO ACIOLI - EDITORA GAIVOTA
2º - VISITA À BALEIA - PAULO VENTURELLI - EDITORA POSITIVO
3º - A ILHA DO CROCODILO - CONTOS E LENDAS DO TIMOR-LESTE - GERALDO COSTA - EDITORA FTD
 





JUVENIL:

1º - NAMÍBIA, NÃO! - ALDRI ANUNCIAÇÃO – EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
2º - OS ANJOS CONTAM HISTÓRIAS - LUIZ ANTONIO AGUIAR – EDITORA MELHORAMENTOS
3º - OURO DENTRO DA CABEÇA - MARIA VALÉRIA REZENDE - AUTÊNTICA EDITORA
 





Fonte: http://www.premiojabuti.com.br/resultado-vencedores-2013


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Diversidade cultural e contação de história

Inseri no meu repertório para contar histórias o livro "Lila e o segredo da chuva". O livro apresenta a história de uma menina que vive no Quênia um país da África Oriental. Ela se preocupa com a ausência da chuva na vila onde mora, então seu avô conta um segredo que Lila deverá fazer para voltar a chover!

O segredo eu não irei contar agora, mas posso dizer que as crianças da Escola Municipal Shakespeare, Jardim Botânico - RJ, adoraram! Elas ficaram curiosas com as ilustrações da história: ambiente, personagens, cultura local... Ainda associaram a história com a seca do nordeste do Brasil.

Deste modo, a literatura infantil permite ampliar o conhecimento da criançada em relação a diversidade cultural existente no mundo.

Após a história da Lila apresentei um instrumento musical, o pau-de-chuva. Eles gostaram e fizeram várias perguntas sobre o curioso objeto que emite o som da chuva!