quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Droga Raia inicia 6ª edição da Campanha Nacional do Livro

Desde sua criação, em 2009, o programa já arrecadou mais de 490 mil livros de literatura

Com o tema “O universo infinito das histórias”, a Droga Raia promove a nova edição da Campanha do Livro Raia, desenvolvida com o objetivo de estimular a doação de livros de literatura para contribuir com a criação e a manutenção de bibliotecas públicas. Mais uma vez,A Leitora, será a personagem símbolo da ação. Caracterizada de astronauta, apaixonada por leitura e aventuras, ela busca novas e divertidas descobertas através das páginas repletas de histórias presentes nos livros doados.

“Escolhemos o mote ‘O universo Infinito das histórias’ por representar muito bem a literatura, infinita em sua essência, uma vez que sempre há novas histórias a serem contadas e novos mundos a serem descobertos.” diz Renato Raduan, Vice Presidente de Operações de Varejo da Droga Raia.
Criada em 2009, a campanha do livro já arrecadou mais de 490 mil livros em bom estado de conservação, tendo beneficiado mais de 600 instituições. Um dos grandes diferenciais do projeto consiste em permitir que cada loja Droga Raia escolha quais instituições serão contempladas com os livros recolhidos, de forma a ser possível atingir comunidades distribuídas em todo país.
Para participar, basta realizar doações nas urnas disponíveis em todas as lojas Droga Raia do país. Serão aceitos somente livros de literatura. 

Sobre a Droga Raia – Fundada em Araraquara, interior de São Paulo, em 1905, a Droga Raia é uma das bandeiras da Raia Drogasil S.A. Com mais de 497 lojas, atua nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Sobre a Raia Drogasil – Criada em novembro de 2011, a Raia Drogasil S.A. (RADL3) reúne as redes de farmácias Droga Raia e Drogasil, presentes em 14 Estados brasileiros. Maior companhia de varejo farmacêutico do Brasil em receita e número de lojas, a Raia Drogasil possui mais de mil lojas e atingiu faturamento de R$ 6,5 bilhões em 2013.

Informações para a imprensa
Renata Camargo - renatacamargo@rp1.com.br
Silvia Vasconcelos -silviavasconcelos@rp1.com.br
Mariana Cesena – marianacesena@rp1.com.br
Manuela Rios – manuelarios@rp1.com.br
RP1 ComunicaçãoTel.: 11 5501-4655
www.rp1.com.br


Fonte:
CAMARGO, Renata. Sugestão de pauta: Droga Raia inicia 6ª edição da Campanha Nacional do Livro [mensagem  pessoal ]. Mensagem recebida por em 11 de novembro de 2014.

O atual mercado de trabalho para o bibliotecário

De guardião de livros à propagador da informação

Por Silvana Rosental
Num passado bem próximo, constavam apenas livros, revistas e periódicos físicos na maioria das bibliotecas, depois surgiram às novas mídias digitais (fitas, CD’s etc.), apareceu a internet, as redes sociais e os arquivos em nuvens. Mas como concatenar tanta informação? Essa é a grande dúvida da maioria das pessoas, mas quem sempre deve ter tal resposta, ou buscar em cursos de especialização, são os bibliotecários. Antigamente eram considerados guardiões e organizadores de obras, hoje têm como maior missão disseminar a informação a todos que dela necessitarem e, ainda, de forma organizada e pontual, pois a cada segundo, a geração e o consumo dos conteúdos, notícias e obras em geral, está cada vez mais, saindo de uma constante e ficando em ritmo acelerado.

Ser bibliotecário, como em todas as profissões atuais, tem angariado avanços e aperfeiçoamentos, criando a necessidade de constante atualização, não só no tocante à biblioteconomia, como no que concerne às novas tecnologias no mercado global. 

O profissional agora conversa virtualmente, disponibiliza documentos em formato eletrônico e gera a possibilidade dos mesmos serem acessados simultaneamente por inúmeros usuários, em qualquer lugar do mundo. 

O bibliotecário tem que estar preocupado com a comunidade em que a sua biblioteca está inserida e para qual destina seus serviços – segmentar para aquele núcleo, mas pensando em tudo ao seu redor, globalizando para chegar a um público geral e totalmente variado, a não ser que a sua biblioteca tenha um ideal restrito e segmentado dentro de um contexto, mas sempre é bom ampliar horizontes e dar possibilidades, conversar com seu gestor, ou diretor da empresa em que trabalha e mostrar o quanto é essencial ter uma biblioteca completa e variada, impulsionando sempre a disseminar informações e edificar o conteúdo do seu público, de maneira prática e assertiva. Afinal, acertar é o intuito de todos e, oferecer ótimos serviços e a satisfação do seu público é o seu objetivo. Pense nisso, trace um plano e concretize as suas ótimas ideias.